Sábado, 15 de Dezembro de 2018

Rondônia

31c

Espigão do Oeste inicia colheita de milho para preparo de silagem

Postado Dia 21 de fevereiro de 2018

Com o início da estiagem prevista para maio, agricultores de Espigão do Oeste começam a se preocupar com o armazenamento de alimentos para seus animais. Para isso, aproveitam a época da colheita de milho e começam os preparativos para a estocagem de silos que irão substituir as pastagens escassas no período. A equipe da Emater-RO de Espigão do Oeste acompanhou os trabalhos da colheita na propriedade da família do agricultor Ezildo Santos.

Localizada às margens da Linha da Figueira, no município de Espigão do Oeste, a propriedade da família Santos vem passando por um período de transformação. Com recursos financeiros do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), foram adquiridas matrizes leiteiras registradas e trator agrícola, visando dar um novo incremento à propriedade.

O produtor já começou a colher o milho de seis hectares para a confecção de silagem e convidou a equipe da Emater-RO e da secretaria municipal de agricultura local para acompanhar os trabalhos.  Assistidos pelos extensionistas da Emater-RO o produtor vêem recebendo orientação para manejo de seu rebanho e pretende, em breve, transformar se pasto em pastejo rotacionado.

A idéia é rotacionar suas vacas em três hectares de capim mombaça no período das águas e utilizar suplementação de silagem na estação seca. A meta da propriedade é atingir a produção de 500 litros de leite/dia em sistema semi-intensivo e trabalhar com 50 vacas em lactação com média de 10 litros/dia. Outras propriedades também estão sendo trabalhadas no mesmo seguimento, onde nota-se o retorno dos investimentos no setor leiteiro de Espigão do Oeste.

Wania Ressutti

Dr Guilherme
FA produçoes
%d blogueiros gostam disto: